sábado, 27 de dezembro de 2008

Quentin Tarantino: À prova da crítica


Os filmes de Quentin Tarantino deram-lhe fama imediata. São marcados por falar do submundo, sempre mesclando doses de humor e uma abordagem irônica e inteligente à violência no cinema. Revolucionou a indústria de filmes independentes na década de 90, mostrando que estes filmes também são rentáveis.

Em 27 de março de 1963, no Tennessee, Estados Unidos, nasceu o mais famoso dos diretores por trás da revolução de filmes independentes, Quentin Jerome Tarantino.

Diretor, ator e roteirista com vasto conhecimento em crítica e história do cinema, especialista em filmes estrangeiros, de gênero e pouco conhecidos. Sua paixão por estes estilos de cinema reflete em seus trabalhos. Em seus filmes o estilo, histórias ou diálogos fazem referências a outros filmes ou gêneros diferentes de cinema. Alguns críticos consideram suas idéias plágio, desconsideram que o cinema de Tarantino é o de homenagens. "Eu nunca freqüentei a escola de cinema. Eu freqüentei o cinema”, disse. Alcançou a fama rapidamente por seus roteiros de cronologia fragmentada, diálogos afiados e memoráveis, obsessão pela cultura pop e o uso de violência que trouxeram um novo padrão de filmes norte-americanos.

Quentin Tarantino chegou a atuar em diversas séries da TV americana antes de estrear como diretor em “Cães de Aluguel”, captou recursos para o filme vendendo dois roteiros seus que se tornariam sucessos em Hollywood, “Amor à Queima-Roupa” (1993), de Tony Scott, e “Assassinos por Natureza” (1994), de Oliver Stone. Atuou em alguns filmes de destaque, como “A Balada do Pistoleiro” (1995) e ”Um Drink no Inferno” (1996). O famoso “Pulp Fiction - Tempo de Violência” ressuscitou a carreira de John Travolta, deu novo impulso para Samuel L. Jackson e Uma Thurman, e ainda rendeu a Tarantino a Palma de Ouro no Festival de Cannes de 1994 junto com “Sexo, mentiras e videotape”, de Steven Soderbergh e “Roger e eu”, de Michael Moore, além do Oscar de Melhor Roteiro Original e indicação na categoria de Melhor Filme.

Escreveu e dirigiu a saga vingativa “Kill Bill”, filme lançado em duas partes, com influência dos filmes japoneses, de faroeste, de terror italianos e de artes marciais chineses. O filme é baseado em uma personagem chamada A Noiva, que Tarantino criou conjuntamente com a atriz principal deste filme, Uma Thurman, durante as filmagens de “Pulp Fiction”. No último filme, "À prova de morte", sua metade em "Grindhouse”, homenageou os filmes "B" de horror recebendo excelentes críticas.

Filmografia

2008 - Inglorious Bastards (anunciado)

2007 - À prova de morte (Death proof)

2005 - Sin City - A cidade do pecado (Sin City)

2004 - Kill Bill - Volume 2 (Kill Bill: Vol. 2)

2003 - Kill Bill - Volume 1 (Kill Bill: Vol. 1)

1997 - Jackie Brown (Jackie Brown)

1995 - Grande Hotel (Four Rooms) (Episódio - O Homem de Hollywood)

1994 - Pulp Fiction - Tempo de Violência (Pulp fiction)

1992 - Cães de Aluguel (Reservoir dogs)

Ouça e veja aqui Selton Mello e Seu Jorge em “O Código Tarantino”:


Um comentário:

Giovanni Lucas disse...

oi!demais seu blog!amo kubrick e também fellini!demais!
vou acompanhar sempre!bjão!