domingo, 10 de setembro de 2017

OFICINAS DO 19º FESTCURTASBH



O Cine Humberto Mauro, no Palácio das Artes, apresenta, gratuitamente, de 29 de setembro a 8 de outubro, a 19ª edição do FESTCURTASBH.

Entre as atividades de formação, o 19º FESTCURTASBH disponibiliza aos participantes 4 oficinas teóricas e práticas. As inscrições serão recebidas até o dia 11 de setembro, com exceção da OFICINA: DOCUMENTÁRIO: INVENÇÃO DE FORMAS/PENSAMENTO CRÍTICO, que é até o dia 18/09. Os interessados devem enviar minicurrículo e carta de intenções para a Gerência de Cinema do Cine Humberto Mauro (cursos.cinehumbertomauro@gmail.com).

Confira a programação das oficinas aqui:


OFICINA: DOCUMENTÁRIO: INVENÇÃO DE FORMAS/PENSAMENTO CRÍTICO (1964-1983)
Ministrante: Naara Fontinele
Data: 03 a 06 de outubro.
Horário: Variado conforme programação
Local: Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro.
Carga horária: 05 horas.
Participantes: 129 vagas.

Este seminário visa conectar os filmes que compõe o recorte curatorial realizado pela ministrante Naara Fontinele. Ao final de cada sessão será realizado o comentário sobre os filmes ali exibidos em comunhão com os demais presentes na mostra.

80 vagas serão preenchidas com inscrição prévia até 18/09. Para inscrição os candidatos devem enviar nome completo, e-mail e telefone para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com. As inscrições para as demais vagas poderão ser realizadas no primeiro dia do curso. Favor colocar o nome do seminário no assunto do e-mail. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada.

Naara Fontinele é pesquisadora, curadora, doutoranda em Estudos Cinematográficos e Audiovisuais pela Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3, em cotutela em Comunicação Social pela UFMG. Colaborou na curadoria de duas mostras, dedicadas ao documentário brasileiro, do Festival États généraux du film documentaire (Lussas – FR). Desde 2012 desempenha atividades no campo da pedagogia do cinema, conduzindo oficinas em Paris e Porto Velho (RO).


OFICINA: VESTÍGIOS POR/DE UM CINEMA RADICAL
Ministrante: Jorge Yglesias.
Data: 30/09, 01/10 e 02/10.
Horário: Variado conforme programação.
Local: Palácio das Artes – Cine Humberto Mauro.
Carga horária: 06 horas.
Participantes: 129 vagas.

As inscrições devem ser feitas pelo e-mail: cursos.cinehumbertomauro@gmail.com . Favor colocar o nome da oficina no assunto. As vagas serão preenchidas por ordem de recebimento do e-mail.

Este curso seguirá os vestígios indeléveis deixados por algumas obras e cineastas radicais nos anos 60, 70 e na primeira metade da década de 1980, ao mesmo tempo que servirá como um gesto comemorativo. A partir das novas ondas cinematográficas internacionais dos anos 60 do século passado e das vanguardas políticas dessa década, em muitos países latino-americanos começou ou recomeçou uma história mais ligada à contemporaneidade do que em qualquer momento anterior, onde a palavra “novo” trouxe relevância temporal e ideológica. Essa coincidência renovadora se caracterizou por termos e conceitos como: Estética da Fome, Terceiro Cinema, antropofagia cultural, pastiche, carnavalização da realidade, condenação e resgate do melodrama, etc. As operações mais intensas de representação da realidade foram possíveis graças a um radicalismo estético e político que tornou a imagem em movimento um meio de resistência. Nas décadas seguintes, o mais significativo da produção cinematográfica da América Latina não deixou de estar associado à diversidade temática e estilística, à experimentação e à procura.


OFICINA: CINEMA DOCUMENTÁRIO E NOVAS MÍDIAS DE APREENSÃO DOS ACONTECIMENTOS
Ministrante: Dácia Ibiapina.
Data: 02 a 04 de outubro.
Horário: 09 às 13h.
Local: Palácio das Artes.
Carga horária: 12 horas.
Participantes: 15 vagas.

Esta oficina teórico-prática tem por objetivo discutir o estado do cinema documentário frente à avalanche de “registros” audiovisuais disponíveis na Internet. As novas mídias audiovisuais tornam mais acessíveis os meios para apreender acontecimentos em linguagem audiovisual. No limite, qualquer um, com a câmera de um celular, pode produzir imagens e sons audiovisuais. Para quê? Para quem? Com qual intenção?  Como e com que velocidade se preserva ou se descarta os resultados dessas “filmações”? Como elas afetam os afazeres dos cineastas e em especial dos documentaristas? Na contemporaneidade, o que é mesmo “material de arquivo”?

Os interessados devem enviar, até 11 de setembro, um esboço de no máximo uma página sobre que tipo de material audiovisual disponível na Internet lhe interessa pesquisar e com que objetivo e intenção, junto com minicurrículo, para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com . Favor colocar o nome da oficina no assunto do e-mail.

Dácia Ibiapina
Cineasta. Professora e pesquisadora da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília. Filmes mais recentes como diretora: Entorno da beleza (longa, 2012), O gigante nunca dorme (curta, 2013), Ressurgentes: um filme de ação direta (Longa, 2014), Carneiro de ouro (curta, 2017).

  
OFICINA: FUNDAMENTOS DO SOM PARA A IMAGEM
Ministrante: Edwaldo Mayrinck Jr.
Data: 02 a 06/10.
Horário: 09 às 13h.
Local: Palácio das Artes – Sala de vídeo.
Carga horária: 20 horas.
Participantes: 15 vagas.

A oficina de Fundamentos do Som para Imagem, ministrada por Edwaldo Mayrinck Jr., será realizada novamente nesta edição com uma carga horária maior de 20 horas. E visa introduzir os participantes nos fundamentos técnicos e tecnológicos envolvidos no processo de sonorização das produções audiovisuais, capacitando-os a buscar criteriosamente especializações para atuar nas diferentes etapas do processo produtivo. A oficina é oferecida em parceria com o CTAV (Centro Técnico Audiovisual) e acontece entre os dias 02 e 06 de agosto, no Palácio das Artes.

Os interessados devem enviar, até 11 de setembro, uma carta de intenção, junto com minicurrículo, para cursos.cinehumbertomauro@gmail.com . Favor colocar o nome da oficina no assunto do e-mail.

Edwaldo Mayrinck Jr. é engenheiro eletrônico e atua profissionalmente em áudio desde 1975. Especializou-se, em 1985, no National Film Board of Canada, nas áreas de manutenção, instalação e operação de equipamentos de áudio cinematográficos. No CTAv, realizou edições, gravações e mixagens, atuando também na área de treinamento e repasse de tecnologia. Foi professor na disciplina Estudos do Som na Escola Darcy Ribeiro.

  
Confira mais informações sobre a 19ª edição do FESTCURTASBH aqui:


Nenhum comentário: