sábado, 17 de janeiro de 2009

12ª Mostra de Cinema de Tiradentes

Este ano o evento acontecerá de 23 a 31 de janeiro. A histórica Tiradentes recebe toda infra-estrutura necessária para sediar uma programação cultural intensa e gratuita.

A 12ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes, considerada uma das mais importantes do país e responsável pela abertura do calendário de festivais cinematográficos nacionais, exibe um amplo painel das recentes produções cinematográficas brasileiras em longa, curta e vídeo, pré-estréias nacionais, retrospectivas e homenagens. Motivada em desvendar as tendências reveladas nos filmes contemporâneos, o evento propõe discutir como temática central duas características que se aproximam em busca da verdade das imagens e que se sobrepõem, tanto na ficção quanto no documentário: os personagens e seus lugares. A Mostra mantém seu perfil apostando na renovação e no talento da nova geração do cinema brasileiro e homenageia nesta edição o cineasta José Eduardo Belmonte. Após ter trabalhado com vários diretores, entre eles Nelson Pereira dos Santos, Belmonte realizou os curtas "Três" (1995); "5 Filmes Estrangeiros" (1997), prêmio de melhor filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; "Tepê" (1999), premiado em festivais nacionais e internacionais, entre eles o prêmio de melhor filme pelo júri popular, em Brasília, Gramado e Vitória; "Um Trailer Americano" (2002); "Dez Dias Felizes" (2002); e os longas "Subterrâneos" (2003); "Concepção" (2005); “Meu Mundo Em Perigo” (2007) e “Se Nada Mais Der Certo” (2008).

Os responsáveis pela organização da Mostra incentivam e promovem o cinema brasileiro e o encontro do público de diversas regiões do país, estimulando novas idéias, intercâmbios e reflexões. A programação gratuita conta com exibições diárias de filmes no Cine-Praça, Cine-Tenda e Cine-Teatro além de realização de oficinas, debates, seminários, exposições, apresentações artísticas e programação infanto-juvenil. Durante a noite há várias apresentações musicais no Tenda Bar Show e pelos bares da cidade.



Veja a programação da 12ª Mostra de Cinema de Tiradentes aqui:

www.mostratiradentes.com.br

Veja o trailer do filme “Se nada mais der certo” aqui:

Veja informações turísticas de Tiradentes aqui:

www.tiradentes.mg.gov.br/


Nenhum comentário: