terça-feira, 15 de junho de 2010

Mostravídeo Itaú Cultural




O Cine Humberto Mauro apresenta, com entrada franca, de 02 a 30 de junho, a Mostravídeo Itaú Cultural.

Entre abril e novembro de 2010, o cineasta e professor André Costa e o pesquisador de cinema João Dumans se encarregam da curadoria da mostra – que discute, por meio de programações mensais, a “experiência do cinema”.





SESSÃO 3 - quarta, dia 16 às 19h30

“Film About a Woman Who...”, de Yvonne Rainer, 1974
Yvonne Rainer, um dos nomes mais influentes na vanguarda da dança dos Estados Unidos, contribuiu introduzindo gestos cotidianos em suas coreografias e impondo um distanciamento crítico entre os dançarinos e o público. Partindo de inquietações semelhantes, seus filmes exploraram um amplo leque de estratégias estéticas para quebrar a construção narrativa tradicional, ao mesmo tempo em que colocaram em xeque convenções sociais e ideológicas correntes no contexto da época.


SESSÃO 4 - quarta, dia 23 às 19h30

“Mysterious Object at Noon”, de Apichatpong Weerasethakul, 2000
O encanto bastante justificável com o cineasta vem na esteira de uma capacidade notável de filiar o realismo de suas narrativas a uma rica e profícua tradição oral, cujo apreço pela rememoração de velhas lendas só não é maior do que o gosto pela invenção de outras histórias.


SESSÃO 5 - quarta, dia 30 às 19h30

“Reminiscences of a Journey to Lithuania, de Jonas Mekas, 1972
Poucos realizadores cultivaram uma relação tão íntima entre o cinema e a vida quanto Jonas Mekas, que nasceu na Lituânia e emigrou para os Estados Unidos no fim dos anos 1940. Em Nova York, dedicou-se a critica e à programação de filmes, e sua defesa passional do cinema de vanguarda ajudou a difundir pelo mundo as produções de diferentes gerações de realizadores.


Veja aqui a programação completa da Mostravídeo Itaú Cultural:

Para saber mais sobre a mostra e participar de discussões com curadores e artistas, acesse www.mostravideoitaucultural.wordpress.com

Entrada franca com retirada de ingressos meia hora antes da sessão Balcão de Informações do Palácio das Artes: 3236-7400

Nenhum comentário: