sábado, 7 de agosto de 2010

Mostra Negros Dias




O Cine Humberto Mauro apresenta, com entrada franca, 06 a 15 de agosto, a Mostra Negros Dias.


O Cine Humberto Mauro apresenta filmes que se dedicaram a representar aspectos característicos e fatos marcantes da “Grande Depressão” que abalou os Estados Unidos no final da década de 20 e início dos anos 30. O momento de empobrecimento dos operários do campo, que causou fugas das fazendas, pode ser visto em “Caminho Áspero” (1941) dirigido por John Ford. A luta da sociedade americana para sobreviver, fato retratado no filme “A Noite dos Desesperados” (1969) de Sidney Pollack, em que a persistência em vencer um concurso de dança se confunde com a persistência em buscar alternativas de vencer as necessidades. O desvio pela criminalidade, foram outros aspectos marcantes desse difícil período, assuntos abordados nos filmes “Mensageiro do diabo” (1955) de Charles Laughton e “Lua de Papel” (1973) de Peter Bogdanovich. Os filmes “Scarface, a Vergonha de uma Nação” (1932) de Howard Hawks e “Dillinger, Inimigo Público Número 1 (1973) de John Milius, mostram exemplos do poder e a presença social dos gângsters – provenientes de um momento de convulsão social e fraqueza do poder político – na vida americana dos anos 20 e 30.
A “Grande Depressão” significou uma rachadura na atmosfera de prosperidade que imperava nos Estados Unidos na década de 20. Acabou por revelar a fragilidade dessa felicidade e trouxe à tona aspectos da sociedade americana que se pretendiam ocultos: a miséria, a corrupção e o crime. Um momento chave da história do século XX ao qual o próprio cinema hollywoodiano respondeu e procurou retratar, deixando um legado de grandes e inesquecíveis filmes.

Veja aqui a programação completa da Mostra Negros Dias:

Entrada franca com retirada de ingressos meia hora antes da sessão Balcão de Informações do Palácio das Artes: 3236-7400

Nenhum comentário: