terça-feira, 22 de agosto de 2017

Inscrições abertas para os workshops do FestiFrance Brasil



O FestiFrance Brasil, que acontecerá de 01 a 13 de setembro no Cine SESC Palladium, está com  inscrições abertas para a oficina “Criação de Roteiro de Cinema” com Valerie Leroy e os workshops "Realização de filmes” com Nais Van Laer e “Produção de Curta-metragem” com Marie Carrot, todos gratuitos.

Confira a programação: 

Oficina sobre "Criação de Roteiro de Cinema" com Valerie Leroy, diretora e roteirista francesa.
Valerie Leroy propõe uma masterclass em torno da escrita do cenário.
Parte 1: "A idéia do Roteiro." Como construir um roteiro a partir de uma idéia específica? Quais são os passos para a construção de um roteiro? Como combinar metodologia e criatividade? Como construir e caracterizar os personagens?
Parte 2: Escrevendo uma comédia. Quais aspectos requerem mais cuidado ao escrever uma comédia? Quais são os diferentes tipos de humor? Quais são as características específicas do gênero?
Parte 3: Como lançar sua história e torná-la atraente. Como o pitch pode realçar determinadas deficiências do script. Valerie oferece uma análise sobre o que pode ser melhorado aos participantes que desejarem lançar seu projeto.
Parte 4: Valerie encerra seu masterclass com uma série de perguntas e respostas em torno do trabalho do escritor e diretor.
Data: 08 e 09 de Setembro.
Horário: 14h às 18h.
50 vagas.



Workshop de "Realização de filmes" com Nais Van Laer, diretora francesa.
Objetivo: Realizar, em um dia, a escrita e montagem de um curta-metragem de 3 minutos. Os participantes trabalharão em um tema para a redação do projeto, tendo em vista os seguintes critérios:
-Forte relação com a temática proposta;
-Utilização de, no mínimo, três valores de plano diferentes;
-Montagem final de, no máximo, 3 minutos.
Depois de redigir a sinopse e o esboço dos diálogos, os alunos deverão montar o filme, o storyboard e definir o plano das filmagens. Os papéis (diretor, cinegrafista, engenheiro de som, ator, roteirista, etc) serão divididos entre os participantes no decorrer do dia, de forma que cada um possa experimentar um cargo diferente no grupo.
A filmagem será o enfoque do atelier, permitindo aos participantes uma experiência de trabalho em equipe, personificação do roteiro, encenação e direção dos atores.
A autonomia e a experimentação serão enfatizadas para que cada um possa aprender sobre um determinado papel ao realizar essa produção conjunta.
A montagem, a calibração e a mixagem permitirão aos participantes perceberem a criatividade reservada à pós-produção, que vai de encontro à reescrita da narração e às intenções da direção.
No final do dia haverá um tempo coletivo para ver as produções. Essa será a ocasião de saborear os filmes e de debater as colaborações artísticas e humanas que foram exploradas durante o dia.
Os dois ateliês poderão ser conduzidos no FestiFrance. Finalmente, uma noite para a visualização dos resultados permitirá que os participantes e o público apreciem juntos os dois curtas produzidos.
Data: 06 e 07 de Setembro.
Horário: 14h às 22h.
12 Vagas.



Workshop de "Produção de Curta-Metragem" com Marie Carrot, produtora francesa.
“A produção de um curta-metragem e o acompanhamento para uma nova dinâmica?"
Enquanto o CNC tem desenvolvido fortemente e acompanhado os dispositivos para produzir curtas, novas iniciativas estão surgindo no campo. A mesa redonda vai fazer um inventário de como é feito o acompanhamento de produção de curtas-metragens e refletir sobre as perspectivas de mecanismos de apoio melhoradas.
Esta será uma oportunidade para abordar as boas práticas e necessidades do setor existentes e as ligações com a produção de filmes.
Marie Carot nasceu em 1992, em Rennes na França. Depois dos seus estudos de literatura, Marie seguiu por três anos o currículo literário Hypokhâgne, Khâgne. Em Paris, fez mestrado profissional de edição e difusão na Sorbonne, que lhe permitiu fazer vários estágios em produção. Juntou-se à equipe Fulldawa filmes, para o qual leu roteiros e distribuiu curtas e em seguida ingressou na empresa de produção Mon voisin production do renomado produtor Dominique Besnehard.
Marie trabalhou como assistente de produção em vários longas e curtas-metragens, séries e documentários, como a coleção de curtas-metragens "Talentos Adami Cannes" e a série "Dez por cento." Seu primeiro filme como produtora "De Plomb", dirigido por Louda Ben Salah, estará na competição do FestiFrance. Atualmente Marie produziu seu segundo curta-metragem, ao lado de Roberto de Matos, produtor da Sokol Films, "Lucie" de Jan-Luck Levasseur.
Data: 10 de setembro.
Horário: 15h às 18h.
50 vagas.



Faça sua inscrição aqui: bit.ly/selecaopalladium

Nenhum comentário: