domingo, 21 de julho de 2019

NO AR | Drone Film Fest Brazil





O Cine Humberto Mauro apresenta gratuitamente, dia 27 de julho, a segunda edição do NO AR Drone Film Fest Brazil, o primeiro festival internacional dedicado à cinematografia com drones na América Latina.

Após receber filmes de 22 países em sua edição inaugural, NO AR Brazil chega ao Ano II com uma sessão de premiação no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, um dos mais importantes locais dedicados à arte no país.

Filmes com  até 5 minutos de duração, e pelo menos 50% do tempo com imagens de drone, são divididos em 10 categorias. O festival pretende apresentar uma variedade de novas linguagens audiovisuais criadas com a ferramenta, e questionar o entendimento reducionista de que drones servem meramente para produzir vídeos e fotos vistos de cima. Curtas de 20 países foram recebidos e passam pelo crivo de uma Comissão Julgadora formada por profissionais e acadêmicos do audiovisual.

O projeto é idealizado por Paulo T G Pinto, membro do Entelas (Grupo de Pesquisa em Conteúdo Transmídia, Convergência de Culturas e Telas) e mestrando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Formado em Engenharia de Controle Automação pela UFMG, Paulo teve na graduação o primeiro contato com a tecnologia de vôo usada pelos drones, os sistemas multirotor. Em sua pesquisa de mestrado, investiga e experimenta novas linguagens audiovisuais inauguradas pelos drones.

Quem faz
NO AR Brazil é fruto da colaboração de um grupo multidisciplinar de profissionais e acadêmicos do cinema, TV e fotografia.
A Direção Artística é da paulistana Patrícia Lobo, diretora do clipe Streets Bloom, do músico Lucas Santtana, inteiramente filmado com drone, que lhe rendeu elogios da imprensa internacional.
Participam também a fotógrafa Bruna Brandão, com formação pela Cambridge School of Art e menção honrosa no concurso Travel Photographer of the Year 2015, e Krishna Mahon, indicada a um International Emmy®, fundadora da Imprensa Mahon e ex diretora dos canais History, Lifetime, H2 e A&E.

Neste ano, NO AR Brazil recebe a contribuição de dois professores: Márcia Maria Cruz, coordenadora do curso de Jornalismo do Centro Universitário UNA, doutora em Ciência Política pela UFMG e repórter no Jornal Estado de Minas, e Felipe Muanis, professor de Cinema e Audiovisual na UFJF, doutor em Comunicação pela UFMG, e autor dos livros Audiovisual e Mundialização (2014) e A Imagem Televisiva (2018).

Importantes nomes da cinematografia com drones participam do júri: Gabriel Tarso, recordista brasileiro em montanhas de altitude, que dirige e documenta séries para Canal OFF e Redbul.tv, frequente colaborador fotográfico da revista Go Outside, e Samuel Oscar, autor do projeto Drone da Montanha, exibido em festivais internacionais e na TV Globo.

Completa a comissão julgadora o organizador Paulo T G Pinto, que estuda cinematografia com drones no Mestrado Internacional em Audiovisual e Cinema (IMACS) oferecido pela UFJF. Seu trabalho por TICO TICO TV, inteiramente filmado com drones, foi vencedor no Berlin Flash Film Festival, e indicado em festivais nos E.U.A., República Tcheca, Rússia e Romênia.

Categorias
Para dar espaço a uma maior variedade de trabalhos e explorar diferentes aspectos das criações com drone, os curtas-metragens são divididos em 10 categorias.
Três delas se referem ao tema dos curtas:
1) Natureza e Paisagem
2) Esportes & Aventura
3) Arte & Música: formas de arte como dança, concertos, pintura

Outras três categorias se referem ao gênero da obra:
1) Documentário & Narrativa: histórias documentais ou não
2) Show reel (máx. 3 min): compilação de melhores imagens num portfolio
3) Conceito: obras experimentais

Há ainda categorias referentes à técnica de fotografia empregada:
1) Dronie (máx. 1 min): video selfies tiradas com drones
2) Drone-hyperlapse: inserção de movimento de câmera em time-lapse através dos drones
3) FPV (first person view): acrobacias e vôos de proximidade criando experiências imersivas

Uma última categoria assegura a existência de um filme nacional dentre os premiados
1) Brasil    obras filmadas no Brasil e cujo diretor seja brasileiro

Serviço
NO AR Drone Film Fest Brazil: o primeiro festival internacional de cinematografia com drones na América Latina (Ano II)

Cerimônia de premiação e painel com comissão julgadora:
Sábado, 27 de julho às 19h



Confira mais informações sobre a NO AR | Drone Film Fest Brazil aqui:

A entrada é gratuita com distribuição de ingressos 30 minutos antes de cada sessão.
Balcão de informações do Palácio das Artes: (31) 3236-7400.

Nenhum comentário: