domingo, 21 de março de 2010

Mostra Jacques Rivette




O Cine Humberto Mauro apresenta, de 15 a 28 de março, mostra pioneira de um dos principais diretores da nouvelle vague francesa, Jacques Rivette.

Considerado ao lado de Jean-Luc Godard como o mais experimental dos autores do movimento, a obra de Rivette permanece pouco conhecida pelo público brasileiro. Seus projetos são atravessados por experimentações narrativas e pela investigação da relação entre filme e ato de filmagem, assim como pela atenção a elementos que vão além da “tirania do roteiro”, como a atmosfera, a relação com os espaços filmados e situações imprevisíveis. Outra questão premente no cinema de Rivette é a ideia do teatro como arte catalisadora da ambigüidade entre ilusão e realidade, arte/vida e enredo/improviso.
A mostra, com o apoio da Cinemateca da Embaixada da França, iniciará com o filme “Jean Renoir, o Patrão”, documentário feito para televisão, sobre a relação entre o diretor que o influenciou e o ator comediante Michel Simon. Em “Céline et Julie vont en Bateau”, trabalho colaborativo entre as atrizes, roteirista e diretor, aparecem elementos recorrentes na obra de Rivette, como a paranóia, os complôs inextricáveis e as linhas narrativas intercambiáveis. Outro filme que será exibido é “Le Pont du Nord”, onde as atrizes Bulle Ogier e Pascale Ogier, mãe e filha, se perdem pela cidade de Paris em um jogo em que realidade e imaginação se tornam indiscerníveis. Já “A Bela Intrigante”, grande prêmio no Festival de Cannes de 1991, será exibido em duas versões. Considerado a obra-prima de Jacques Rivette, o filme aborda as dificuldades do fazer artístico na relação entre o pintor e sua modelo. Os outros dois últimos filmes “Defesa Secreta” e “Quem sabe?” são trabalhos de maturidade do diretor, em que os elementos e questões recorrentes são aplicados com maestria deste que é um dos grandes encenadores do cinema.


Veja aqui a programação da Mostra Jacques Rivette:
http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/1525,mostra-jacques-rivette.aspx

Valor: R$5,00 (inteira), R$2,50 (meia-entrada)
Balcão de Informações do Palácio das Artes: 3236-7400

Nenhum comentário: