domingo, 28 de março de 2010

Mostra SESC BH Jodorowsky





O Cine Humberto Mauro e o SESC BH apresentam, gratuitamente, de 29 de março a 07 de abril, os cinco principais filmes do cultuado cineasta chileno Alejandro Jodorowsky.


Dramaturgo, ator, escritor, quadrinista, compositor, mímico, guru, palhaço, artista de marionetes, tarólogo e até cineasta, Jodorowsky criou uma obra única marcada pelo misticismo. Influenciado pelo teatro de Antonin Artaud, Samuel Beckett e Eugène Ionesco, fundou , na década de 60, o Teatro do Pânico, ao lado dos surrealistas espanhóis Fernando Arrabal e Roland Topor. Suas peças buscavam transcender os valores conservadores por meio do choque e de intervenções em espaços públicos, assim como rechaçar a seriedade artística através do humor e de livres associações. Algumas destas características ecoam em seu cinema, faceta artística na qual pode exercitar o seu minucioso trabalho de construção visual. Imagens surreais e símbolos místicos se mesclam de forma delirante; um profundo sentido religioso pode surgir de um elogio iconoclasta.
A mostra exibe o curta “A Gravata” (1957), filme considerado perdido até a descoberta de uma cópia em 2008. Segue com “Fando e Lis” (1968) - primeiro longa-metragem - fortemente ligado às ideias de performance e agressão do movimento Pânico e “El Topo” (1970), que tornou o trabalho do diretor conhecido em meio à contracultura mundial pelo faroeste surrealista, criativo e vanguardista, muito comentado e distribuído na América por seu mais ilustre fã, o beatle John Lennon. Fecham a mostra “A Montanha Sagrada” (1973), filme de busca mística e alquímica no cenário mexicano e “Santa Sangre” (1989), que foi muito elogiado pela crítica e teve boa distribuição.


Veja aqui a programação completa da Mostra SESC BH Jodorowsky:
http://www.fcs.mg.gov.br/agenda/1537,mostra-sesc-bh-jodorowsky.aspx


Entrada franca com retirada de ingressos meia hora antes da sessão
Balcão de Informações do Palácio das Artes: 3236-7400

Nenhum comentário: